top of page

VOLUNTARIADO: CONSTRUIR O FUTURO!

O Município da Póvoa de Varzim celebrou o Dia Internacional do Voluntariado – que se assinala a 5 de dezembro, desde 1985, por deliberação da Organização das Nações Unidas – com a realização de um vasto programa de iniciativas, planeadas com uma rede local de entidades parceiras, destinadas a sensibilizar e a capacitar pessoas para o voluntariado.  No âmbito destes objetivos, os alunos das turmas A e B do 9.º ano participaram, no dia 7 de dezembro, na Oficina "SER VOLUNTÁRIO", efetuada pela Bolsa de Voluntariado da Póvoa de Varzim.

No auditório da nossa Escola Dr. Flávio Gonçalves,  as dinamizadoras da sessão, Olindina Novo e  Ana Rita Monte, deram a conhecer a Bolsa Concelhia de Voluntariado, os projetos promovidos pela rede local de parceiros e auscultaram os jovens presentes sobre projetos de voluntariado existentes na escola. A Oficina "SER VOLUNTÁRIO" faz parte  da campanha concelhia “Faz Voluntariado” e destina-se a sensibilizar e capacitar pessoas para o voluntariado, refletindo sobre as suas implicações e tipos de voluntariado existentes. Este ano as estratégias de sensibilização foram um pouco diferentes. ????

Uma jovem voluntária, Rita Nery, esteve presente e deu a conhecer a sua jornada de crescimento enquanto voluntária pois, apesar de ter só vinte e dois anos, já fez missões em muitas zonas do mundo. O seu testemunho e ação tornaram a sessão mais dinâmica e apelativa, promovendo a interação entre as voluntárias e os alunos, tendo estes últimos demonstrado envolvimento nas aprendizagens e nas experiências partilhadas, participando nas atividades propostas com grande entusiasmo assim como na verbalização dos seus pontos de vista e  ideias sobre o voluntariado nas suas mais diversas vertentes.

Após o trabalho  em conjunto, os alunos dividiram-se em grupos para descrever o que consideravam ser o voluntário perfeito e, posteriormente, apresentaram a sua opinião, concluindo-se que não existe, mas que todos o podem ser, desde que tenham vontade e iniciativa. Não existe uma "personalidade ideal" única para o voluntariado, dado que abrange uma área de atuação  diversa e pode desenvolver muitas habilidades, talentos e perspetivas. A responsabilidade e o compromisso são essenciais para o efeito e a disposição genuína de contribuir para o bem comum implicam diferentes atitudes nos diferentes  projetos de voluntariado. O envolvimento de estudantes nas atividades voluntárias, não só contribui para o bem-estar da comunidade como  também promove valores essenciais, formando cidadãos conscientes e comprometidos. Este projeto «SER VOLUNTÁRIO» inspira uma cultura de serviço que perdura para além dos anos escolares, construindo líderes responsáveis e solidários no futuro.

É IMPORTANTE SER VOLUNTÁRIO, porque permite desenvolver atitudes altruístas, ajudar causas, conhecer novas pessoas, relacionar-se com a comunidade e expandir valores.

SER VOLUNTÁRIO É AJUDAR GRATUITAMENTE,  ACREDITANDO NUM MUNDO MELHOR!



 

Leonor Silva 9º A (Prof. Isabel Silva Cidadania e Desenvolvimento)

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page