top of page

Turmas do 7º ano da Flávio Gonçalves realizam ação de limpeza da nossa praia



No dia 18 de maio de 2023, as turmas do 7ºA, 7ºG e 7ºH levaram a cabo, mais uma vez, uma ação de limpeza da praia, uma iniciativa do projeto Eco-Escolas, em articulação com a Escola Azul e a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Esta ação contou, ainda, com a colaboração da organização Mares Circulares (LPN) e o apoio da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.

Na escola, recebemos um boné alusivo à atividade e partimos para a praia. O local onde começamos a nossa recolha foi o Parque Bruno Alves, onde a engenheira Silvana Pontes, da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, nos informou e explicou os tipos de lixo que se encontram com mais frequência nas praias e ficamos a conhecer alguns conceitos relacionados com essa temática. De seguida, cada um de nós recebeu uma t-shirt da câmara para uma melhor identificação.

As turmas foram divididas em grupos de cinco/ seis alunos. Cada grupo recebeu um saco do lixo e partiu para a aventura da recolha. A zona onde essa recolha seria feita era entre o Parque Bruno Alves e o Café Fora d’água. Alguns grupos encontraram objetos peculiares como chinelos e animais mortos, mas o que mais recolhemos foram microplásticos, beatas, restos de redes, canudos de cotonetes… Claro que, a meio da atividade, existiram momentos de descanso e brincadeira, como rebolar na areia e dançar. Quando todos os grupos acabaram, aproveitamos para lanchar e, de seguida, verificar qual das turmas tinha recolhido mais lixo. A turma do 7ºH foi a que recolheu mais lixo, 11.8kg, num total de cerca de 25 kg.

No final, voltamos para a escola, cansados, mas felizes por termos sido agentes ativos de uma praia mais limpa. Foi uma experiência interessante, agradável e, sem dúvida, com vontade de repetir!


Repórteres FGNotícias Inês Monteiro e Eva Esteves (Professora Cristina Ferreira)


No dia 18 de maio, os alunos das turmas do 7º A, 7º G e 7º H, da Escola Dr.Flávio Gonçalves, dirigiram-se à praia, pelas 9h15, para começar a recolher lixo. Na praia, os alunos receberam uma t-shirt e luvas e, cada grupo, um saco para recolher todo o tipo de lixo, desde plásticos pequenos, a beatas, garrafas de sumo e cerveja... No final, ficamos a saber que o 7º H foi a turma que mais lixo apanhou, num total de cerca de 25Kg.

Esta atividade foi diferente e ajudou o ambiente, pois todos se esforçaram para coletar o máximo de lixo que conseguiram em prol da limpeza das praias e do bem estar das pessoas que a frequentam.


Martim Macedo e Tomás Macedo 7ºH


122 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentáře


bottom of page