top of page

Na 25ª Edição das Correntes de Escritas ...

Um encontro com dois escritores!

Os alunos do 5º E registaram, em trabalho de grupo, as suas opiniões após este encontro.



No dia 21 de fevereiro fomos ao auditório da nossa escola ouvir os escritores Mário Rufino e Luísa Moniz, que  estiveram na nossa cidade a fim de participar nas “Correntes D´Escritas”.

Luísa Moniz apresentou o livro “A Escola e os Cravos” e explicou-nos como funcionavam as escolas nos tempos da ditadura.

Na abertura da apresentação deste livro cantámos “Grândola Vila Morena” e terminámos a manhã também a cantar“ Uma Gaivota Voava Voava…”


 

Ficámos a conhecer dois escritores que se encontravam na nossa cidade para participar nas “Correntes D´Escritas”, Mário Rufino e Luísa Lobão Moniz. Num trabalho de preparação, tínhamos feito algumas pesquisas sobre as suas vidas e obras e, por isso, tivemos oportunidade de lhes fazer algumas perguntas.

Mário Rufino respondeu  a todas as nossas questões e Luísa Moniz apresentou-nos o seu livro .

Gostámos muito de os ouvir.           


 

Luísa Lobão Moniz é professora e escritora, nasceu nos Açores e veio estudar para o continente.  Acredita que a escola pode mudar o mundo.

Mário Rufino é crítico literário e professor de Português e nasceu em Lisboa. Como crítico literário colaborou com várias revistas e um jornal digital.

Luísa Lobão Moniz emprestou aos alunos presentes alguns exemplares da sua mais recente obra  “ A escola e os cravos” e, à medida que o fomos explorando, verificámos que nem sempre houve Liberdade em Portugal. Esta teve de ser conquistada. Este ano assinalamos os 50 anos dessa revolução.

Cantámos, “Grândola Vila Morena” e “ Uma Gaivota Voava Voava”.


 

Estávamos com grande expectativa para  conhecer os escritores e já Tínhamos feito algumas pesquisas sobre eles e preparado algumas questões para lhes colocar.

Mário Rufino contou alguns episódios da sua vida enquanto aluno, mostrou-se muito afável e deu-nos a entender que gostou das questões que lhe colocámos.

Luísa Lobão Moniz emprestou-nos alguns exemplares da sua mais recente obra, para acompanharmos a sua leitura. Em momentos próprios, cantámos  canções que só em Liberdade podem ser cantadas. Gostámos muito de ter participado neste encontro.


 

Nós estávamos curiosos por conhecer um pouco dos seus percursos enquanto escritores e  estes satisfizeram a nossa curiosidade, mas não completamente, pois o tempo “fugia”.

Mário Rufino deu-nos a conhecer alguns dos seus pontos de vista relativamente à sua profissão de professor e critico literário. Luísa Lobão Moniz leu-nos a sua recente obra “ Os cravos e a escola» e nós, felizes por vivermos livres, cantamos a Grândola Vila Morena”.

Foi uma manhã espetacular!


 


Dois escritores estiveram na nossa escola no dia 21 de fevereiro. Mostraram-se disponíveis para responder a questões levantadas pelos alunos. Depois, Luísa Moniz apresentou-nos o seu livro e deu-nos a conhecer a realidade dos portugueses antes da revolução de 25 de abril.  Assim, damos mais valor à Liberdade, conquistada pelos Capitães de Abril.

 

Alunos do 5ºE (Professora Margarida Delgado)

 

56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page