top of page

Ler com pais



Nos dias 19 e 20 de fevereiro de 2024, realizaram-se duas sessões de leitura em sala de aula, nas escolas EB de Sininhos e EB do Desterro, no âmbito da atividade “Ler com Pais”.

Na escola de Sininhos, contamos com a agradável presença da encarregada de educação do aluno Martim Costa do 4.ºA, Carla Brito, que apresentou e explorou a obra “Monstro Rosa” de Olga de Dios. Este momento foi realizado em articulação com a professora de educação especial Helena Moreira e com a professora titular de turma, Ana Paula Seara.

Por sua vez, na escola do Desterro, tivemos o gosto de receber a avó da aluna Clara Lages do 4.ºC, Conceição Lages, que aceitou, igualmente, o desafio de ler uma história para a turma, lançado pelas professoras Rosário Sousa de educação especial e Filomena Cadilhe, professora titular de turma. O livro selecionado foi “A Árvore dos Abraços”, de José Jorge Letria.

A temática abordada nos dois momentos de leitura incidiu sobre as emoções, sentimentos, valores, e atitudes em relação à sociedade e ao meio ambiente em que vivemos. Pudemos também constatar que o amor é fundamental para vencer a diferença e as “agruras da vida e os sofrimentos do mundo”. 

Os alunos ouviram com muita atenção e entusiasmo as histórias apresentadas, participaram ativamente nas questões que foram lançadas e demonstraram uma boa capacidade de reflexão, argumentação e espírito crítico.

Posteriormente, participaram numa atividade de expressão plástica, expondo a sua criatividade e os seus sentimentos face aos momentos que vivenciaram através de uma leitura tão enriquecedora e elucidativa.

Esta atividade proporcionou o gosto pela leitura, numa articulação ativa entre a família e a escola, tornando estes momentos tão especiais e únicos na vida escolar dos nossos alunos.


Helena Moreira e Rosário Sousa (Professoras de Educação Especial)

171 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page