top of page

Grupo de Educação Especial comemora "Dia Internacional da Pessoa com Deficiência"


À semelhança de anos anteriores, o Grupo de Educação Especial comemorou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, cuja data se assinala a 3 de dezembro. 

Foram realizadas várias atividades entre 29 de novembro e 4 de dezembro, nomeadamente a elaboração de cartazes e o visionamento de curtas-metragens alusivas a esta temática, com a envolvência de alunos e professores do Jardim de Infância, escolas do 1º ciclo e escola sede do nosso Agrupamento. A projeção dos vídeos ocorreu no polivalente e na biblioteca da escola sede. No Jardim de Infância e escolas do 1º ciclo foram visionados em contexto de sala de aula.

Ainda neste âmbito, em colaboração com o Desporto Escolar e em articulação com a professora Helena Rosmaninho, responsável pelo Desporto Adaptado-Boccia, e com o professor de Desporto Adaptado do MAPADI, José Pedro Ramalho, foi dinamizada a atividade “Demonstração de Boccia”, que envolveu alunos da EB de Sininhos, escola sede e utentes do MAPADI. Esta atividade proporcionou momentos bastante animados, de desportivismo e de convívio entre todos.

Com a comemoração deste dia procura-se sensibilizar alunos, professores e toda a comunidade escolar para a importância da inclusão, considerando cada aluno na sua unicidade, no sentido de serem criadas as melhores estratégias, derrubando barreiras físicas, psicológicas, culturais e sociais, na construção de uma sociedade cada vez mais justa e equitativa.

Como apreciação global, o grupo considera que a reação dos alunos e de toda a comunidade escolar foi muito positiva e enriquecedora. Os alunos, de um modo particular, refletiram sobre as mensagens que foram transmitidas com base nos vídeos apresentados e ficaram bastante sensibilizados, contribuindo assim para o desenvolvimento de valores e atitudes de respeito, tolerância, solidariedade e amizade.



Grupo de Educação Especial

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page