top of page

Foi assim...

“Pois é, pois é, pois é / a Horta do Tomé.
Pois sim, pois sim, pois sim / até parece um jardim! “

 


“Hoje, foi o melhor dia de Escola!!!” – ouviu-se replicar vezes sem conta.

 

Poder mexer, remexer na terra! Foi notório esse prazer!!

 

Já  foi partilhado aqui pelo FGNotícias que,  a E.B.1 de Nova, este ano, deu andamento a um Projeto já antigo. Um projeto que ainda não tinha saltado da gaveta.

Para que tal fosse possível, foi imprescindível o apoio e dedicação do Bravo Tomé, como lhe chamou o Prof. Isaías Ramos na letra da canção, que, carinhosamente compôs para a Inauguração da “Hortinha da Nova.”

Pois é, pois é … toda a Escola está a ser  envolvida neste maravilhoso Projeto. A Escola e elementos extraescola.

Com as mãos na terra,  as nossas crianças já começaram a percorrer um roteiro de  aprendizagens sobre os ciclos da natureza e outras aprendizagens essenciais.

Na semana que deu início à primavera, os alunos (de todas as turmas e anos de escolaridade) fizeram a sua estreia na arte do cultivo.  Mexeram e remexeram na terra, adubaram-na com fertilizantes naturais: cascas de ovo, borras de café… Aprenderam que os caracóis e lesmas não gostam de cafeína, logo as borras de café serão um repelente natural no combate às pragas na nossa Hortinha.

Depois de semear, plantar, há que cuidar,  acompanhar o crescimento das plantas  respeitando o seu ritmo. Será uma lição de vida e para a vida!

Na Horta do Bravo Tomé tencionamos realizar experiências de aprendizagem ativas, significativas, diversificadas, socializadoras, estimulantes.

Queremos promover competências para a vida que, por certo, reforçarão o dia a dia dos nossos pequeninos: o saber gerir tarefas, fazer uma boa organização do trabalho, promover a sua responsabilidade, o trabalho em equipa (tão necessário), investir na sua autoconfiança e motivação.

Queremos melhorar a literacia sobre a agricultura biológica.

Queremos que reconheçam a importância do solo, levando-os a zelar cuidadosamente pela saúde do nosso Planeta.

E como seria esperado, queremos promover uma alimentação saudável estimulando os nossos alunos a introduzirem novos e variados alimentos no seu dia a dia e  a espicaçarem a família para a prática de refeições mais saudáveis.

Poder fazer tudo isto num espaço ao ar livre, não é para todos!! Os meninos da NOVA são uns SORTUDOS!

O dia 21 de março foi o  dia da  inauguração da Hortinha da Nova. Até a poesia saltou do Estendal, neste dia que também se enquadrou na semana da leitura, na semana que deu início à primavera. Houve piqueniques pela “nossa Natureza”. Até as pedrinhas brilharam mais, pelo Jardim da Gentileza.

 

Queremos deixar, por este meio, um especial agradecimento, às várias instituições e aos particulares que contribuíram para que fossem possíveis todos estes momentos já vividos.

Assim sendo, MUITO OBRIGADO:

 

- Ao Engº Miguel Silva, à Lipor,  pela oferta do composto, para  enriquecer a terra das nossas hortas e pela colocação de um compostor, para iniciarmos a compostagem pela E.B.1 de Nova. 

- Ao Engº Pedro, ao Pelouro do Ambiente da CMPV, pela oferta da terra, que seguramente será uma terra fértil.

- À Hortícola do Norte, na Estela, que nos ofereceu malaguetas, pepinos, tomates, beringela, piripiri, pimentos verdes…  Iremos cuidar bem de todos eles.

- Aos Viveiros Dias, em Aguçadoura, pela oferta de alfaces, curgete, tomate, beringela, couve roxa, rabanetes, alho francês, morangos… que crescerão com todo o amor nas nossas hortas pedagógicas.

- À nossa Escola por ter comprado as sementes de girassóis, que tantas experiências bonitas irão promover.

- Renovamos o nosso agradecimento à nossa Associação de Pais, por nos facultar a utilização das bobines de madeira que serviram de base, na instalação das nossas hortas.

- Aos familiares dos nossos Assistentes Operacionais:  do Sr. Tomé Arteiro, por nos ter arranjado redes de pesca (estas  foram reutilizadas para proteger as hortas dos gatos malandrecos que costumam vir visitar-nos);  ao familiar  da D. Cristina Lopes, por nos ter oferecido paletes que num futuro muito próximo serão reutilizadas.

- Ao prof. Isaías Ramos por ter aceite este desafio e num ápice ter conseguido preparar mais uma canção, com letra e música da sua autoria. BRAVO, prof. Isaías!!

- Aos Pais/Enc. de Educação que entraram no nosso desafio, bem como a todos os professores e funcionários.

…   a todos aqueles que de uma forma ou de outra deram/darão o seu contributo para que esta iniciativa cumpra os seus objetivos.

Queremos também agradecer à nossa Direção, nomeadamente ao Prof. João, por ter estado presente no dia da Inauguração da tão desejada “Hortinha da Nova”, à representante da nossa Associação de Pais, à Prof. Natália da E.B.2,3 Dr. Flávio Gonçalves pela parceria e motivação que incutiu no nosso timoneiro do Projeto. Aos que não conseguiram comparecer, fica também por aqui o nosso agradecimento pelas suas palavras motivadoras. Foi um convite em cima da hora. Mas mesmo assim, arriscamos a fazê-lo.

 

Professora Isabel Mata

125 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page