top of page

Escritora Raquel Patriarca apresenta-nos o seu livro "Era uma vez o Porto"

No dia 8 de novembro de 2023, os alunos do 9ºano assistiram a uma palestra no Auditório da Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves. A convidada foi Raquel Patriarca, autora do livro “Era Uma Vez o Porto”. Esta atividade enquadra-se no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE) - Encontro com Escritores.

Raquel Patriarca nasceu em Benguela em 1974, mas atualmente vive no Porto. Bibliotecária, documentalista, investigadora e escritora, é doutorada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com uma tese sobre a história do livro infantojuvenil em Portugal. É autora de livros sobre a história do Porto e contos para a infância, alguns dos quais recomendados pelo Plano Nacional de Leitura.

Raquel Patriarca apresentou um dos seus livros “Era Uma Vez o Porto”, ilustrado por Carla Cadete. Este livro conta-nos uma aventura pela História de uma cidade. É uma viagem no tempo dentro do espaço da cidade do Porto, com paragens em muitas estações de datas diferentes, de onde se pode ver como tudo cresce e muda, conhecer algumas personagens históricas que vieram habitar e transformar a cidade e saber das coisas importantes que fizeram. Não é exagero dizer que nesta História nada foi esquecido, o que faz deste livro uma ferramenta fundamental para quem quer desvendar os «segredos» da cidade invicta.

Raquel leu alguns excertos do livro, entusiasmando os presentes com a sua leitura e envolvendo-os na aventura. Ela enfatizou a importância de escrever com diversão e ainda inspirou todos os alunos a descobrir a cidade enigmática, o Porto. No fim, houve um tempo para responder às inúmeras questões lançadas, que demonstraram interesse pela palestra.


Leonor Silva 9ºA (Professora Paula Lima)




 

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page