top of page

Dia Mundial da Paz

A Paz é tradicionalmente definida como um estado de tranquilidade e pela ausência de conflitos ou violência. A UNESCO elaborou um “Manifesto por uma cultura de Paz e não Violência”, assente em seis pontos: respeitar a vida; rejeitar a violência; ser generoso; ouvir para compreender; preservar o planeta e redescobrir a solidariedade. Manter a segurança e a paz internacional é também um dos principais objetivos da ONU.

Infelizmente, a realidade que vivemos não segue estes princípios, pois o ser humano está perante tristes e fatais conflitos, autênticos crimes contra a Humanidade.

O Dia Mundial da Paz, inicialmente designado por Dia da Paz, é comemorado a um de janeiro e foi criado pelo Papa Paulo VI, em 1967. Porém, este dia não se destina apenas àqueles que professam a religião católica, mas sim a todos os seres humanos, independentemente da sua religião, etnia, grupo social ou económico.

Nas nossas escolas, onde os nossos alunos vão construindo a sua formação académica, pessoal e social, é fundamental que sejam educados para este valor universal que é a PAZ. A convite da autarquia da Póvoa de Varzim, os alunos das escolas do concelho participaram, com grande entusiasmo, na elaboração de cartazes alusivos à Paz, a fim de serem expostos no Diana Bar Biblioteca e de provocarem a reflexão de todos sobre este valor. O tema do presente ano é “Viver a Vida”.

É maravilhoso “viver a vida”, mas em PAZ, SEM DÚVIDA!!!



Professora Helena Nogueira

40 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page