top of page

Comemorar… “PARA NÃO ESQUECER ABRIL”



No dia 25 de janeiro, pelas 10:30 da manhã, na Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves, decorreu o programa de atividades previsto para celebrar o início da comemoração “50 anos de Abril”, nome do projeto que dinamizou este evento. A cerimónia intitulada “PARA NÃO ESQUECER ABRIL” pretendeu recordar a revolução que mudou as nossas vidas. Estiveram presentes alunos, professores, o Dr. José Flores, arqueólogo da Câmara Municipal e a Dra. Deolinda Carneiro, Diretora do Museu Etnográfico da Póvoa de Varzim.

A primeira atividade destas comemorações foi um concurso realizado para a criação de um logótipo representativo do projeto, tendo sido atribuído, neste dia, o prémio à aluna Inês Santos do 9.º H, que teve a acompanhá-la o seu pai, bastante orgulhoso do desempenho da sua educanda.

Durante esta atividade, o público presente, maioritariamente alunos, teve uma visão geral do que foi o 25 de abril, dos marcos históricos importantes do que aconteceu nesse dia e ouviu as músicas alusivas ao tema: o “Depois do Adeus” e “Grândola Vila Morena”, que foram cantadas e tocadas ao piano e guitarra por alunos do 8ºA e 8ºB.

Todos sabemos que, com o 25 de abril, passou a haver liberdade, e, atualmente, uns dos exemplos da falta de liberdade, é a guerra na Ucrânia. Por isso, uma aluna vinda desse país escolheu um poema que foi declamado de uma forma inspiradora na sua língua materna. O professor Vasques Eusébio declamou um poema e dialogou com as pessoas que estavam a assistir e também foi realizada uma atuação de dança que, segundo palavras ditas pela professora responsável pela coreografia, “(…) nada melhor para expressar a liberdade do que a dança (…)”.

Esta iniciativa teve emoção, dedicação e “festa”!

Na minha opinião, nada melhor do que mostrar a nossa vontade de gostar de música e evidenciar as nossas qualidades artísticas fora da Escola de Música. Para mim, é fundamental incentivar todos os alunos a participar neste género de atividades. Obviamente que deu trabalho. Tentou-se aproveitar ao máximo o tempo disponível, embora tenha sido difícil, dado que os participantes eram de turmas diferentes, mas com vontade tudo se fez. De um modo geral, acho que todos apreciaram e gostaríamos de fazer isto mais vezes, como forma de aprendizagem e diversão na escola, envolvendo todos os alunos. Todos temos áreas em que somos bons ou que gostamos e isso tem de ser partilhado.

Esperamos que mais atividades sejam promovidas para festejar os «50 anos de abril»!

Leonor Silva 8ºA


Vou guardar na memória uma aula especial...

Para não esquecer Abril de 1974!


Alunos de diferentes turmas do 8º e 9º ano juntaram-se e recordaram, através de várias atividades, o tão promissor e libertador dia 25 de abril de 1974! Com o apoio da nossa professora Isabel Silva, realizamos atividades com bastante informação e conteúdo, muito interessantes e diversificadas, nomeadamente a apresentação de um power point sobre o Antes e o Depois do 25 de abril e a declamação de alguns poemas de forma muito expressiva e emotiva, particularmente do professor Vasques, que também recordou a força do povo neste dia. Algumas alunas apresentaram uma dança coreografada pela professora Carla Pinheiro, de Educação Física, e ainda ouvimos alguns testemunhos de professores sobre a sua vivência neste dia tão importante para a mudança política do nosso país. Sensibilizou-me, em especial, o testemunho da Professora Isabel Silva, que na altura era apenas uma criança e, mesmo assim, apercebeu-se da mudança de comportamentos e da felicidade que este momento veio trazer ao povo português.

Outro ponto que me marcou, foram as músicas escolhidas e apresentadas pelos meus colegas, com uma versão própria dos temas “E depois do Adeus”, “Homem do leme”, “Menina estás à janela” e a famosa “Grândola, Vila Morena”. Esta última, para mim, foi a que mais me emocionou, pelo que representa para a democracia do nosso país.

Adorei participar nesta iniciativa, que guardarei para sempre na minha memória!

Mafalda Matos Amorim 8ºB


Agradecemos o empenho dos alunos e dos professores que tornaram possível a realização desta festa na escola, assim como os patrocínios da Ourivesaria Tavares com a oferta da medalha do logótipo vencedor; da FNAC com a oferta de um voucher à aluna vencedora no valor de 30 euros e ainda do Restaurante/Livraria Theatro que presentou a mesma com um livro.

Muito obrigada a todos!

Professora Isabel Silva (Coordenadora da atividade)

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page