top of page

Capitão de abril lembra o 25 de abril


Realizou-se, no dia 25 de maio, a atividade “Poesia a 25”, que encerra, neste ano letivo, a comemoração da Revolução dos Cravos, inserido no Projeto “50 Anos de Abril”. Ao longo dos meses, lembramos o dia 25 em que Portugal conheceu a liberdade e a esperança passou a morar no coração de todos os portugueses. Para assinalar este momento, contámos com a presença de um dos capitães de abril, o Senhor Coronel Bacelar Ferreira que nos concedeu a honra de conversar connosco e de partilhar as suas memórias daqueles dias tão decisivos para o nosso país.


Aqui ficam os testemunhos…

“Gostei bastante da palestra, pois fiquei a saber mais sobre os momentos que se viveram na Revolução. A palestra promoveu uma compreensão mais profunda do processo de transição para a democracia em Portugal. Esta experiência foi enriquecedora, educativa e importante, pois ofereceu a oportunidade de aprender com uma testemunha ocular e ativa da História.”

Pedro Pereira 9ºH


“O Sr. Coronel veio à nossa escola com vontade de nos contar o seu passado e tudo por que passou de mais marcante na mudança política da ditadura à democracia. . Para o recebermos, tivemos um primeiro momento lúdico com uma dança coreografada pela professora Carla Pinheiro, que envolveu alunos de várias turmas e que, pelo seu significado, pareceu surpreender o nosso ilustre convidado. O senhor resumiu muito bem e explicou maravilhosamente a época do 25 de abril e por tudo o que passaram . Foi uma honra poder ouvir e conhecer o que se passou através de uma conversa com o Sr. Coronel Bacelar Ferreira.”

Clara Maio 9ºH


“Foi uma experiência única e bastante interessante pelo facto de estarmos “frente a frente” com um Capitão do 25 de Abril. A escola proporcionou-nos momentos que contribuíram para uma perceção diferente desta tão importante e marcante data da História de Portugal.”

Carolina Paiva 9ºH


Foi um dia muito diferente no qual se reviveram as alegrias e também as dificuldades da Revolução de Abril. Nas palavras de Sr. Coronel o “25 de abril” ainda é e continua a ser um sonho…

Como Coordenadora do projeto, agradeço o empenho dos alunos e a colaboração dos professores que tornaram possível a realização desta atividade na escola. Para o próximo ano letivo, teremos mais...

Muito obrigada a todos!

Professora Isabel Silva




76 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page