top of page

"Artes e Ofícios" com Sara Calafate


No passado dia 31 janeiro, a convite da Biblioteca Escolar, os alunos do 6ºJ participaram num encontro com a cientista Sara Calafate no âmbito da atividade "Artes e Ofícios" dinamizada pela Biblioteca Municipal Rocha Peixoto.

Sara Calafate começou por nos contar um pouco da sua história e do seu percurso académico. Rapidamente percebemos que a sua paixão diz respeito ao estudo do cérebro humano. De uma forma lúdica e apelativa, aprendemos que o cérebro humano é composto por várias partes, uma delas chama-se hipocampo e é responsável por guardar as nossas memórias.

Ficamos muito surpreendidos com a quantidade de neurónios existentes no nosso cérebro, imaginem só: 86 biliões!!!

Tivemos o privilégio de: observar um cérebro humano preservado em formol; assistir a um vídeo que nos ensinou que o nosso cérebro é plástico, pois está sempre em desenvolvimento; contém diferentes tipos de neurónios e que os impulsos nervosos que ocorrem em resposta a um determinado sinal, chamam-se sinapses! Em termos visuais, a representação destes sistemas é muito  colorida, muito luminosa, fluorescente como néon e fosforescente como as estrelas. Conceitos interessantes para descodificarmos numa aula de Educação Visual. 

Resta-nos agradecer o convite e a oportunidade de aprender coisas novas e fica a promessa de tratarmos bem do nosso cérebro, hidratá-lo, praticar exercício físico e alimentá-lo com informações estimulantes e benéficas para a nossa saúde mental!


Professora Lara Cruz


35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page