top of page

Ai coração… Diz-me lá se és meu?!!

Somos uma escola que pertence à Rede Nacional das Escolas de Amor, logo somos uma escola que cuida!

Cuidamos dos nossos pequeninos com afeto, trabalhamos valores, mas queremos também cuidar do seu coração, daquele que é o  seu músculo mais importante.

Sabemos que a cada batida o coração fornece alimento e oxigénio às células. Logo queremos que cada batida cumpra com distinção o seu real objetivo. Como tal, e para que cada um cuide o melhor possível do seu coração, convidamos três médicos para uma sessão de informação/sensibilização.



A Drª Inês Macedo Conde veio falar-nos do funcionamento do coração, das suas funções, falou-nos da sua anatomia, explorou este órgão no âmbito da cardiologia e deu-nos a conhecer algumas doenças cardiovasculares.

A Drª Silvia Costa  trouxe-nos alguns conselhos sobre a alimentação. A alimentação e o coração: uma sinergia direta e com impactos na vida.

Por último, o Dr. André Mata apelou-nos à atividade física, praticada de forma regular, já que esta previne o desenvolvimento e progressão de doenças cardiovasculares. Desafiou-nos a dizermos NÃO ao sedentarismo.

De forma a perceberem se houve ou não interiorização de conhecimentos, a equipa médica desafiou os discentes do 4º ano da E.B.1 de Nova e de Sininhos a responderem a um breve quizz.

Todos estiveram de Parabéns!! Como prémio, para além de um certificado de participação (efetiva), por segundos ouviram o bater do coração de um companheiro.

Foi uma experiência engraçada, a avaliar pelas expressões faciais da pequenada.

Foi sem dúvida uma sessão dinâmica e enriquecedora.  

Do lado da plateia, também surgiram surpresas. A turma do 4ºB da Escola de Nova preparou um momento artístico, que acabou por envolver todos os presentes, quebrando assim o sedentarismo do momento. Os mesmos alunos fizeram pesquisas sobre o coração: citações, poemas, provérbios, construíram o seu mapa do coração, desenvolveram técnicas de pintura partindo do mote inicial. Estes trabalhos  estiveram expostos no espaço onde esta ação foi dinamizada.

Cumpre-me acrescentar que, de  forma entusiástica, todos interagiram na sessão: “Sabes como cuidar do teu coração?”

Arrisco na resposta. "Sei. E tu?"

 

Professora Isabel Mata

173 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page