top of page

A nossa escola na Exposição/Venda Internacional de Orquídeas do Porto!


Os alunos da Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves foram convidados a participar, novamente, na exposição de Orquídeas que decorreu na Exponor, na passada sexta feira, sábado e domingo, dias 24, 25 e 26 de março de 2023, no evento Exposição/Venda Internacional de Orquídeas do Porto.

O trabalho, proposto pelas professoras da disciplina de Educação Visual e Educação Tecnológica, foi realizado em sala de aula durante o segundo período, alusivo ao tema Orquídeas, que pôs em prática diferentes técnicas abordadas nas aulas, suscitando muitas ideias, das quais resultaram bons trabalhos que estiveram na exposição, aberta aos alunos, a toda a comunidade educativa e público de todas idades,proporcionando uma imagem marcante e inesquecível na memória coletiva. Aqui, foi possível ver as diferentes espécies de orquídeas e também as que foram premiadas. Na secção de venda, as pessoas puderam, ainda, comprar orquídeas. Esta foi uma excelente oportunidade para conjugar o interesse pela flor, dar um passeio agradável e, ainda, divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos da nossa escola.

A exposição esteve dividida em duas partes: uma, com os trabalhos realizados por duas escolas da Póvoa de Varzim, a Escola Básica Dr. Flávio Gonçalves e a Escola Secundária Eça de Queirós, e outra, destinada à exposição e venda das plantas, tal como no ano transato e nos outros onze anos, dado que este ano se realiza a décima segunda edição.

A exposição proporcionou uma viagem ao longo do tempo, pelo fascinante mundo das orquídeas organizada pela Associação Portuguesa de Orquidofilia (A.P.O.). A A.P.O. que é a primeira associação de orquídeas em Portugal totalmente dedicada à divulgação e ensino do cultivo nas condições que o nosso país oferece. O objetivo desta associação é o de acompanhar o progresso no conhecimento de novas plantas e espécies surpreendentemente incríveis e fascinantes e passarem a eleger as orquídeas como uma parte importante e bela das vidas das pessoas. Desde a sua fundação, esta associação foi um catalisador para o desenvolvimento nacional da orquidofilia e tem trilhado um reconhecido e notório caminho na organização de dezenas de workshops anuais e gratuitos por todo o país, ensinando, explicando e tirando dúvidas sobre o cultivo destas maravilhosas plantas. Para além dos workshops, organiza, anualmente, as Exposições Internacionais de Orquídeas de Lisboa, do Porto e de Coimbra, certos de que, ao implementar estas iniciativas, estão a contribuir para um melhor conhecimento desta flor.

Esta exposição da EXPONOR teve como objetivos divulgar e fomentar o interesse pelas orquídeas, nas suas mais variadas vertentes; ajudar na sua conservação, tanto no seu habitat natural, como através da manutenção de plantas raras nas coleções privadas e promover todas as atividades que possam estar relacionadas com a orquidofilia ou que a ela ajudem

Na opinião dos professores envolvidos, esta foi mais uma oportunidade dos alunos mostrarem os seus talentos, o seu trabalho e o seu empenho fora da escola, numa grande variedade de trabalhos, cada um com uma ideia única, mas extraordinária. Aconselho a que não deixem de visitar, um dia, a Exposição/Venda Internacional de Orquídeas do Porto! Um tempo bem gasto para uma memória futura!


Leonor Silva 8ºA

87 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page