top of page

5 e 13 de junho – Dias da Ciência

Uma visita de estudo na costa da Póvoa de Varzim


"Hoje, dia 5 de junho, participamos numa atividade muito interessante Visita de Estudo à Praia Verde da Póvoa de Varzim.

Saímos da Escola Dr. Flávio Gonçalves às 9,30 horas da manhã e fomos em direção à praia perto do Náutico Bar, onde chegamos pelas 10 horas. A professora Susana Carrasquinho foi a organizadora, o professor de Educação Física, João Oura, também foi connosco e a nossa diretora de turma, professora Luísa Garcia, foi lá ter.

Formamos grupos de cinco alunos, mas o meu foi apenas de três: eu, o Tomás Rodrigues e o Eduardo com a professora Susana. Encontramos muitas espécies de animais e de algas e até vimos um peixe gigante, um caranguejo e uma estrela-do-mar roxa.

Saímos da praia às 11,30 e chegamos à escola às 11,55.

Foi uma atividade muito «fixe»."

Salvador Arada 5º A


" ... eu e a minha turma paricipamos numa atividade sobre as criaturas marinhas existentes perto das rochas[...]. Antes de começar a atividade, explicaram-nos o que tínhamos de fazer e também nos deram um pequeno manual com as espécies marinhas que tínhamos que encontrar e registar. Quando fomos em busca dos seres vivos, foi muito difícil, pois tinha muitas rochas e eram muito escorregadias (muita gente escorregou...), mas, apesar disso acontecer, foi muito divertido e até encontramos um polvo e uma família de estrlas-do-mar.

Esta atividade foi muito interessante, pois aprendi muitas coisas que não sabia."

Sofia Carvalho 5º A


"Depois da aula de História e Geografia de Portugal, fomos a pé até à Praia Verde. Quando lá chegamos, brincamos um pouco no parque e, a seguir, deram-nos os guias com o que devíamos ver. Organizámo-nos em grupos, mas, de certa forma, continuamos todos juntos. Espalhámo-nos pela praia e, sobretudo, pelas rochas. Procuramos e encontramos muita coisa: ouriços, algas e muito mais. Depois brincamos e, de seguida, voltamos para a escola.

Foi diverido, aprendemos muito e vivemos a Aventura da Ciência todos juntos."

Leonor Guerra 5º A


"A ida à Praia Verde e observar a biodiversidade animal e vegetal foi uma atividade diferente. Dividimo-nos em grupos e fomos para as rochas procurar as espécies marinhas que estavam indicados no guia que nos deram e o meu grupo foi o primeiro a acabar. Foi muito interessante, porque vimos espécies que nunca tínhamos reparado."

Maria Beatriz 5º A


"[...] fomos até à praia da Póvoa para explorarmos de uma forma prática e autónoma, parte da biodiversidade marinha presente nas rochas.

Em primeiro lugar, duas representantes da CiiMAR (Centro de Investigação e Interpretação Marítima) deram-nos uma breve explicação sobre a atividade. De seguida, dividimo-nos em pequenos grupos e deram-nos um guia com a representação de vários seres vivos que tínhamos de observar. Por fim, pudemos andar livremente pelas rochas e observar os seres vivos sem lhes tocar ou destruir o seu habitat. Com o meu grupo vi todos os seres vivos do guia e mais alguns como um polvo, algas translúcidas, peixes de várias formas e cores, estrelas-do-mar de muitas cores e poços em forma de SPA’s.

Foi uma atividade diferente e divertida. Espero realizar mais atividades deste género e agradeço à coordenadora, professora Susana Carrasquinho, por nos ter selecionado para este conhecimento marinho."

Maria Sá 5º A


Professora Paula Soares da Costa

49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page